sexta-feira, 3 de junho de 2011

Governador aborda reunião com os professores através de webconferência com as regionais

Governador Raimundo Colombo quando esteve em
Fraiburgo visitando as obras do Centro de Eventos
em abril/11
Foto:Assessoria de Comunicação do Estado
Por meio de webconferência, nesta sexta-feira (3), o governador Raimundo Colombo relatou aos diretores de escolas da rede estadual de ensino, secretários regionais e gerentes de educação do Estado os assuntos
tratados na reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), realizada no dia anterior, em Florianópolis. Colombo disse que o Governo do Estado apresentou uma proposta e abriu negociação com os professores para o retorno às aulas. O governador reafirmou que o Governo considera a reivindicação dos educadores justa, mas que o Estado tem limites financeiros.

Durante a reunião com o Sinte na quinta-feira (2), o governador entregou aos professores um documento que propõe o piso de R$ 1.190,00 para a jornada de 40 horas e de R$ 2.385,01 para o vencimento do maior nível profissional da carreira do magistério. Nesses valores ainda incidirá gratificação de 15% adicional por tempo de serviço e adicionado o vale alimentação para compor o salário do servidor. Respectivamente, há um ganho de 95% e 35% no vencimento final.

O governador Raimundo Colombo também se mostrou à disposição para melhorar a carreira dos professores e pediu a formação de um grupo de trabalho entre Governo e Sindicato. Esse grupo irá debater, em um prazo de 180 dias, a atualização da tabela com base no piso salarial nacional, a revisão do decreto que trata da progressão funcional e da lei dos ACTs, além de implementação de projetos para resolução de problemas estruturais, de segurança e mobilidade das escolas.

Nesta sexta-feira os docentes devem encaminhar uma contraproposta ao governo com a apresentação dos pontos com os quais eles discordam. Esse prazo é necessário para que o Governo possa fazer simulações na folha de pagamento durante o final de semana e na segunda-feira (6) apresente uma resposta aos professores. Assim que houver um entendimento, o Governo envia à Assembleia Legislativa a proposta de conversão da tabela salarial contida na medida provisória enviada na semana passada. "O Governo está sendo honesto e não quer entrar em confronto com os professores. Somos o mais parceiro em buscar os recursos para a educação", finalizou o governador.

Participaram da webconferência os secretários da Educação, Marco Tebaldi; Planejamento, Filipe Mello; omunicação, Derly Anunciação; Assuntos Estratégicos, Paulo Cesar da Costa e o diretor geral da Educação, Eduardo Deschamps.


Secretaria de Estado de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário