sexta-feira, 9 de setembro de 2011

John Piper explica: O sofrimento sempre faz sentido?

Certamente não, não faz sentido para nós. Mas faz sentido para Deus. Portanto não é irracional ou essencialmente absurdo.
Nossa perspectiva não é a perspectiva de Deus. Não temos a visão que Ele tem. Existem diversas analogias disto. A que eu mais gosto, penso eu, é a do tapete. Ela foi usada, acredito, por Corrie ten Boom, que sofreu muito como pessoa durante a II Guerra Mundial quando foi aprisionada por ajudar judeus.
Ela disse que o sofrimento do mundo é como olhar embaixo de uma tapeçaria. Deus está tecendo-a de cima para baixo, e consegue contemplar a imagem se desenvolvendo. Nós estamos olhando de baixo para cima e estamos vendo todas estas linhas entrelaçadas. Parece não fazer sentido algum, mas é a mesma tapeçaria.
Na Bíblia, Deus nos dá evidências suficientes de Sua sabedoria como tapeceiro, traços suficientes do grande quadro da tapeçaria, e promessas suficientes de que Ele vai fazer lindas todas as linhas da nossa vida a fim de que possamos confiar n'Ele, mesmo que consigamos enxergar apenas a parte de baixo de vez em quando. E é isso que fazemos na tribulação.
Não temos que compreender o nosso sofrimento ou de outros a ponto de entendermos porque aconteceu agora, nesta medida e com estes efeitos. Não podemos ver tudo isso. O que podemos ver são as promessas, "Eu farei com que todas as coisas cooperem para o seu bem," e "Eu glorificarei a minha graça na sua fraqueza." Deus tem nos dado o suficiente na Bíblia para sabermos que há uma tapeçaria lá em cima da qual eu faço parte e que será linda. Eu vou me agarrar a Ele.


Você pode orar pela pessoa que está enfrentando o sofrimento agora mesmo?
Amém. Vamos orar.

Pai, eu oro com o apóstolo Paulo para que o Senhor conceda a todos que estão me ouvindo agora que sejam fortalecidos no homem interior, de acordo com as riquezas da Tua glória, através do Teu Espírito. Eu oro para que Cristo habite em seus corações pela fé, e que eles sejam alicerçados em amor. Oro para que tenham poder, poder espiritual, com todos os santos para compreenderem qual é a altura, a profundidade, o comprimento e a largura, e conhecerem o amor de Cristo que excede o conhecimento, bem em meio ao seu sofrimento.
Eu oro para que Cristo seja um tesouro para eles, que Ele seja a sua esperança, sua força e sua alegria. Senhor, torne Jesus tão real, tão poderoso, tão intenso, tão autêntico, tão inabalavelmente firme, que eles não desistam em incredulidade enquanto lidam com a dor em suas vidas.
Oh Senhor, conceda graça sustentadora.
Não graça para impedir o que não é contentamento
Nem fuga de todo sofrimento, mas isto:
A graça que ordena nossa dor e sofrer,
E em seguida, nas trevas, está lá para suster.
Sustente a todos, Senhor, por meio da Tua graça à medida em que eles se aproximam de Ti.

Em nome de Jesus, eu oro.
Amém.
 
Via teorlogico.com
 
Pb Aloisio Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário