quarta-feira, 20 de julho de 2011

AD FRAIBURGO - CULTO DE ENSINO: "APRENDENDO COM JÓ"

O Pr. Jecir Xavier, Dirigente da Congregação Bela Vista deu sequência nesta terça-feira (19), o estudo a respeito da vida de Jó, quando citou o texto base que encontra-se em Jó 1.8 "Disse então o SENHOR a Satanás: Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, integro, homem que teme a Deus e evita o mal".As noites de terça-feira são destinadas ao ensino da Palavra de Deus. O Pr. Jecir mostrou nesse estudo as características de Jó, que segundo os historiadores, viveu na época dos patriarcas (Abraão, Isaque e Jaco - 2100 a 1800 a.C). Características que continuam sendo essenciais hoje em dia na vida daqueles que querem usufruir das bençãos de Deus, aqui na terra e na eternidade. A partir do estudo do Pr. Jecir, Deus me deu a seguinte mensagem, que gostaria de compartilhar com vocês.
Jó foi um homem que viveu situações que somente uma comunhão bastante íntima com o Senhor poderia dar condições de suportá-las: Seus filhos morreram tragicamente, seus empregados foram mortos, perdeu todos os seus bens materiais e contraiu a pior de todas as enfermidades na época, a lepra.
Satanás continua tentando acabar com a nossa comunhão com Deus. Quando Jó recebeu a informação da morte de seus filhos e das perdas materiais que teve disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor. Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma." (Jó 1.21-22).
Quando a lepra consumia sua saúde e Jó com um caco de louça raspava sua carne sentado entre as cinzas, sua mulher fez a pergunta, que uma pessoa sem a convicção da presença de Deus em sua vida, ficaria abalada e chegaria a conclusão de que foi realmente abandonada pelo Senhor: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!" (Jó 2.9).
Nesse episódio, a mulher representa o grupo de pessoas que perdeu a fé, e Jó aquele remanescente que continua crendo no Deus vivo e presente em toda e qualquer circunstância. Jó reage com autoridade ao comentário da esposa e não deixa que aquelas palavras oriundas de Satanás venham a colocar em dúvida o que sente a respeito de Deus: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios." (Jó 2.10).
Viva como Jó viveu: "integro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal" (Jó 1.1), e você terá forças para superar as adversidades no decorrer da sua vida, crendo que no tempo certo Deus poderá restituir tudo o que você perdeu e ainda muito mais: "o SENHOR o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes". (Jó 42.10).
Busque acima de tudo a vontade de Deus para sua vida e comece a ver as coisas que estão além dos problemas e das dificuldades que existem neste mundo: "Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E que depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração". (Jó 19. 25-27).

Pb Aloisio Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário