terça-feira, 31 de maio de 2011

Tabagismo pode matar 8 milhões de pessoas por ano até 2030--OMS

O tabaco vai matar quase 6 milhões de pessoas este ano, incluindo 600 mil não fumantes, porque os governos não estão fazendo o suficiente para persuadir as pessoas a deixar de fumar ou proteger outras da fumaça, disse na terça-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como frequentemente há um período de muitos anos entre o momento em que as pessoas começam a fumar e o momento em que isso afeta sua saúde, a epidemia de doenças e mortes relacionadas ao tabagismo apenas começou, disse a OMS. Mas até 2030 é possível que o número de mortes por ano chegue a 8 milhões.
A organização para saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) fez um apelo a governos para que assinem e implementem seu tratado de controle do tabaco. A OMS alertou ainda que, se as tendências atuais se mantiverem, o tabaco pode causar até 1 bilhão de mortes no século 21, um aumento dramático em relação ao século passado, quando causou 100 milhões de mortes.
Até agora 172 países e a União Europeia firmaram a Convenção para o Controle de Tabaco (FCTC) da OMS, que entrou em vigor em 2005 e obriga os países a tomar medidas ao longo do tempo para reduzir o índice de tabagismo, limitar a exposição de não fumantes à fumaça, o chamado fumo passivo, e limitar a publicidade e promoção de cigarros.
A OMS assinalou algumas medidas recentes encorajadoras: o Uruguai hoje impõe que 80 por cento da superfície dos maços de cigarros seja coberta por advertências sobre os riscos à saúde, como fez o Brasil há anos, e a China proibiu no mês passado o fumo em locais públicos, como restaurantes e bares.
Mas a organização disse que é preciso que seja feito mais para que a FCTC alcance seu potencial pleno como 'a mais poderosa ferramenta de controle do tabaco'.
O tabaco mata até metade de seus usuários e é descrito pela OMS como 'uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou'. O fumo causa câncer do pulmão, que frequentemente é fatal, e outras doenças respiratórias crônicas. Também é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, a maior causa de morte no mundo.
A OMS disse que o fumo é um dos maiores fatores que contribuem para uma epidemia mundial de doenças crônicas, como ataques cardíacos, derrames cerebrais, câncer e enfisema, que respondem por 63 por cento de todas as mortes no mundo, quase 80 por cento das quais ocorrem em países mais pobres.

Reuters

Por Kate Kelland

Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário